Óptima para um final de tarde em que não tem tempo ou disposição para cozinhar pratos complexos, um almoço rápido, ou simplesmente porque pretende desfrutar de um maravilhoso prato italiano, esta receita é obrigatória para o seu repertório gastronômico. Note que, caso não tenha spaghetti em casa, pode substituí-la por outro qualquer tipo de massa, como o tagliatelle, o penne, o rigatoni, ou o linguine.
250 g de esparguete – COMBINO BIO – disponível nos supermercados Lidl
1 pacote de 300 g de bacon aos pedaços – PORSI – disponível nos supermercados Intermarche
2 ovos (1 ovo inteiro e uma gema)
Sal
Pimenta preta Continente
Azeite virgem extra CHAPARRO – disponível nos supermercados Lidl
Queijo Parmigiano Reggiano ralado LOVILIO – disponível nos supermercados Lidl
Comece por levar água a ferver com uma pitada de sal. Estando a água em ebulição, coloque a esparguete e deixe cozer por 12 minutos.
Enquanto a massa coze, prepare uma frigideira com um pouco de azeite e frite o bacon até ficar dourado. Irá, com certeza, reparar que o bacon libertará alguma gordura, que será essencial para dar sabor ao prato.
Felizmente, este é mais um prato que não necessita de muito equipamento e pode ser, basicamente, confecionado sem grande problema em qualquer casa. No entanto, pode ser adquirir algum equipamento como frigideiras e tachos, em qualquer supermercado Lidl.
Numa pequena taça, prepare o molho: bata o ovo inteiro e adicione uma gema para cremosidade extra. Ao ovo e gema batidos, adicione 3 colheres de sopa de queijo Parmigiano Reggiano ralado e pimenta preta moída, a gosto.
Estando a massa cozida, escorra-a, não se esquecendo de guardar um terço do copo da água da cozedura. Junte a esparguete à frigideira com o bacon, com o lume apagado, e misture bem. Vá adicionando o preparado de queijo e ovo, e misture bem. Adicione, lentamente, água da cozedura ao espaguete e misture lentamente até atingir a cremosidade pretendida.
No final, emprate e termine com mais queijo Parmiggiano Reggiano ralado e pimenta moída a gosto.
Muita atenção: não receie que os ovos não sejam cozinhados de uma forma convencional – note que a água quente da cozedura da massa e toda a envolvência com a massa, será suficiente para garantir um prato seguro e bem digerível por qualquer pessoa sem alergias ou problemas digestivos.