Tagliatelle alla bolognese – simples, fácil e deliciosa

MrOferto
Original da região de Emília-Romanha, no norte de Itália, o esparguete à bolonhesa, receita quase centenária, é um dos pratos favoritos não só do povo italiano, mas de grande parte dos países europeus. Fácil de confecionar, é uma receita saborosa e relativamente barata, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. Esta versão, apesar de um pouco diferente da original, mantém grande parte da metodologia e ingredientes da original e será um garantido sucesso em almoços de família.
Tagliatelle alla bolognese – simples, fácil e deliciosa

Possível de ser acompanhada por spaghetti, penne, fusili ou de grande parte dos tipos de massa existente, esta receita de bolonhesa é acompanhada de tagliatelle, um tipo de massa nas estantes de qualquer supermercado Pingo Doce, Lidl ou Intermarche.

A picture containing food, dish, vegetable, pasta

Description automatically generated

Fonte: Pixabay

Ingredientes necessários para esta receita:

  1. Preparado de carne mista de porco e bovino – embalagem de 400 g – marca Continente.

  2. 1 pacote de Tagliatelle Fresca com Ovo – Continente Fácil & Bom

  3. 2 alhos

  4. 1 cebola

  5. 1 cenoura

  6. 1 tomate maduro

  7. Polpa de tomate – marca Continente

  8. Sal

  9. Moinho de especiarias ITALIAMO – disponível nos supermercados Lidl

  10. Noz-moscada Continente

  11. Pimenta preta Continente

  12. Azeite virgem extra CHAPARRO – disponível nos supermercados Lidl

  13. Vinho branco CONDE NOBLE – disponível nos supermercados Lidl

  14. Queijo Parmigiano Reggiano ralado LOVILIO – disponível nos supermercados Lidl

Passo 1 – O refogado

A metolodologia em si é bastante simples. Num tacho, comece por fazer um refogado com azeite, cebola picada, alho picado e cenoura ralada. Nesta altura, deve colocar o lume com uma intensidade reduzida e tapar o tacho para ajudar o processo de cozedura da cebola. Enquanto o refugado aloura, corte o tomate maduro aos cubos e adicione no tacho. Misture bem os ingrediente e volte a tapar. Deve deixar cozer lentamente até o tomate libertar todo o seu sumo e desfazer-se praticamente por completo.

Tempere o refugado a gosto com sal, pimenta preta, noz-moscada e o toque especial que irá fazer toda a diferença no resultado final, as especiarias ITALIAMO (Lidl).

Passo 2 – A cozedura da carne e a confecao do molho

Após o tomate estar bem cozido, adicione o preparado de carne mista de porco e bovino ao tacho e deixe estrugir. Quando a carne estiver com uma cor acastanhada, de forma uniforme, acrescente meio frasco (250 g) de polpa de tomate e meio copo de vinho branco. Nesta fase, pode aumentar a intensidade do lume para médio e deixar toda a mistura ganhar consistência. Quando o molho estiver apurado, desligue o lume.

Passo 3 – A cozedura da massa

Paralelamente à confeção da carne, prepare um segundo tacho com água e sal a gosto. Deixe a água ferver e, de seguida, coloque o pacote de tagliatelle e deixe cozinhar até a massa estar no ponto pretendido. Caso não disponha de material de cozinha, recomendo que esteja atento/a às constantes promoções Lidl em ferramentas e utensílios de cozinha.

Passo 4 – A preparacao e mistura final do tagliatelle alla bolognese

No final da cozedura da massa, escorra a água e misture bem a bolonhesa. Deixe toda a mistura bem envolvida, sirva e conclua com uma dose generosa de queijo ralado Parmigiano Reggiano.


« Polvo à lagareiro – um clássico de Natal, em Portugal Jardineira de frango – uma receita saudável, nutritiva e prática »