Aveia adormecida: pequeno-almoço saudável ou sobremesa?

MrOferto
Nos últimos anos, a aveia adormecida, mais conhecida por overnight oats, tornou-se uma das mais populares formas de confecionar um superalimento: a aveia. Contendo importantes nutrientes e compostos bioativos, a aveia é fonte de hidratos de carbonos (responsáveis por nos oferecer energia para enfrentar o dia), proteína, fibra, vitamina B, cobre, ferro, magnésio, manganês, selénio e zinco, elementos essenciais para o fortalecimento do sistema imunitário.
Aveia adormecida: pequeno-almoço saudável ou sobremesa?

Com frutos secos, toppings de chocolate, fruta fresca, manteiga de amendoim, entre outros, a imaginação é o limite para tornar a sua aveia apetecível e uma forma útil e rápida de preparar um pequeno-almoço saudável ou lanche nutritivo e saboroso.

Fonte: Pixabay

Em tempos em que o cabaz alimentar se encontra cada vez mais caro, a aveia adormecida é também uma receita relativamente barata (dependendo, claro, dos toppings adicionados) e composta por artigos que facilmente se encontram nos seus supermercados habituais, como o Lidl ou Continente. Com um pouco de atenção, encontrará habitualmente este alimento em promoção no folheto Lidl ou no folheto Continente.

Quando preparar a aveia adormecida?

A aveia adormecida é uma receita que se deve preparar com algumas horas de antecedência ao momento da sua ingestão. Este método não requer o uso do fogão, forno ou micro-ondas! Ao invés de cozinhar a aveia através destes métodos tradicionais, o cereal ficará pronto a comer passando as recomendadas 8 horas de molho em leite (2 a 3 horas são também suficientes, apesar de o resultado final não ficar tão cremoso). Durante estas horas, a aveia absorverá o líquido e tornar-se-á cremosa e suave, sem necessidade de fonte de calor. Desta forma, recomenda-se que prepare esta receita antes de se deitar, permitindo a aveia que entre neste processo de suavização durante a noite, o que lhe permitirá obter um pequeno-almoço saudável, rápido e pronto a comer pela manhã.

Pode ainda optar, se preferir, por preparar alguns potes de aveia adormecida e deixar no frigorífico para 2 ou 3 pequenos-almoços. Esta é também uma forma de economizar tempo, enquanto come de forma saudável.

Ingredientes necessários para esta receita:

1. Aveia: 6 colheres de sopa. Recomendo o uso dos Flocos de Aveia Finos Integral Continente Equilíbrio.

2. Leite: meio copo. Pode igualmente substituir o leite por uma bebida vegetal à sua escolha. Recomendo o uso do leite UHT Meio Gordo sem lactose Continente; caso pretenda uma opção de origem não-animal, pode optar pela bebida de coco Gut Bio, em promoção no Aldi.

3. Iogurte grego natural: 1 unidade. Recomendo o uso do Iogurte Grego Natural Milbona, que encontra no Lidl.

4. Manteiga de amendoim: 1 colher de sobremesa. Recomendo o uso da manteiga de amendoim Prozis, disponível no Continente.

5. Xarope de ácer. Recomendo o uso do Xarope de Acer Bio Maribel, que encontra no Lidl.

6. Canela.

7. Nozes – ou outro qualquer fruto seco, como as amêndoas laminadas Back Family em promoção no Aldi.

8. 1 banana.

O método de preparação é demasiado fácil para que não tente fazer esta fantástica receita. Comece por colocar as 6 colheres de aveia num recipiente de vidro ou plástico – ou pode ainda optar por usar uma caneca ou recipiente de cerâmica, facilmente encontravel numa qualquer loja Lidl. De seguida, espalhe o iogurte grego e a manteiga de amendoim por cima do cereal. Para adoçar esta mistura, coloque xarope de ácer a seu gosto (recomendo colocar 2 colheres de chá) – este passo é bastante importante, pois equilibra uma receita

que contém ingredientes por si só de sabor mais azedo, como a aveia e o iogurte grego. No final, adicione o leite e misture bem. A textura deverá ficar semelhante a mousse. Finalmente, leve ao frigorífico pelo período recomendado (8 horas) ou, no mínimo, durante 2 horas.

Se fizer esta aveia antes de se deitar, acordará com uma mistura suave e saborosa que completará com os toppings desejados. Nesta receita sugiro que termine adicionando nozes partidas e 1 banana às rodelas.

Se esta sugestão foi especialmente preparada a pensar no pequeno-almoço, poderá igualmente estar atento ao folheto Lidl e ao folheto Continente para encontrar diferentes promoções de supermercado que permitirão tornar esta receita num pequeno-almoço saudável ainda mais apetecível ou mesmo numa doce sobremesa saudável.


« Viajar pelo mundo a boleia dos supermercados Polvo à lagareiro – um clássico de Natal, em Portugal »